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Emoção, Empatia e Ética: Os pilares do Marketing Humanizado

Para estudiosos como Liliane Ferrari, o Marketing Humanizado – tendência de marketing voltada para uma maior compreensão do público alvo – se fundamenta em 3 pilares: Emoção, Empatia e Ética. O intuito é não praticar ações de marketing com as quais você não gostaria de ser atingido. “Faça ao próximo o marketing digital que gostaria […]

Para estudiosos como Liliane Ferrari, o Marketing Humanizado – tendência de marketing voltada para uma maior compreensão do público alvo – se fundamenta em 3 pilares: Emoção, Empatia e Ética.

O intuito é não praticar ações de marketing com as quais você não gostaria de ser atingido.Faça ao próximo o marketing digital que gostaria que fizessem para você”, diz Liliane.

E é claro que existem inúmeros benefícios ao se aplicar estratégias voltadas aos desejos e necessidades do consumidor, ao invés de focar naquilo que você quer vender. Pesquisas apontam um aumento de até 3,5 vezes nas vendas de negócios que utilizam o marketing humanizado.

Mas, para que você consiga transformar a sua forma de fazer marketing, é necessário primeiramente que você entenda como emoção, empatia e ética influenciam o marketing tornando-o mais humanizado.

Emoção

É muito comum que em um cenário como o que vivemos, com a eloquente competição gerada pelo capitalismo, tenhamos tendência em visualizar os clientes não como pessoas, mas sim como números e porcentagens.

Esse tipo de visão pode ser muito prejudicial, se levarmos em conta que atualmente os consumidores estão cada vez mais exigentes, não só na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, mas também na forma como são tratados.

Leia também: Entenda o que é Jornada de Compra e como ela influencia a sua empresa

Certamente você não gosta de ser atendido por um robô que só sabe dar respostas prontas, o cliente também não. Hoje percebemos que tratar o cliente com impessoalidade já não é mais eficaz.

Cada indivíduo tem suas particularidades e uma empresa humanizada deve reconhecer esses aspectos e agir de acordo. Sendo mais amigável, buscando uma aproximação a cada contato. Tornar a relação cliente-empresa como uma amizade.

Empatia

Tão importante quanto convencer o cliente a adquirir a sua solução é entender quais os motivos podem fazer com que ele não compre de você.

Em uma negociação sempre existe uma pessoa de cada lado, que possui dificuldades e necessidades que podem ou não serem atendidas pela outra parte. 

Se você visualizar apenas as suas necessidades de vender e ganhar lucro, sem procurar conhecer quais as reais dores da pessoa e como a sua solução pode resolver essas questões, dificilmente você conseguirá aumentar suas vendas.

Por isso é necessário estar sempre se comunicando com o seu público, buscando saber qual a opinião deles a respeito da sua marca e produtos oferecidos pedir feedback e buscar melhorar sua postura de acordo com essas opiniões.

Ética

Uma das principais qualidades que o público espera de uma marca é a transparência. Ninguém vai querer comprar um produto ou serviço sem confiar que, primeiro, está pagando um preço justo e segundo, que este realmente é a solução para o seu problema.

Quem está na posição de vendedor/empresa, deve ter a responsabilidade de não tentar vender suas soluções baseado em características que o seu produto não tenha, muito menos cobrar um preço muito acima da realidade. 

Confira nosso post: Como mostrar o valor da sua marca para os clientes

Também é necessário mostrar aos clientes como você faz para superar seus pontos fracos, ao invés de tentar escondê-los. Isso mostra para o público que eles podem confiar na sua empresa.

O Marketing Humanizado na prática

Colocar em prática ações de marketing humanizado pode até parecer complicado, mas não é. Na verdade, algumas práticas já difundidas entram na definição de um marketing voltado para pessoas.

Por exemplo, a criação da persona do seu negócio. Para criar o perfil do seu cliente ideal é necessário se colocar no papel do consumidor e entender sua realidade, para que, a partir da persona você consiga montar estratégias de marketing que realmente impactem o seu público alvo.

O Inbound Marketing também apresenta uma estreita relação com  o marketing humanizado, pois seu objetivo é justamente fazer com que o indivíduo procure pela solução oferecida pela empresa de acordo com suas necessidades. 

Saiba mais em: Inbound x Outbound Marketing

Conclusão

Hoje aprendemos quais são os três pilares do marketing humanizado e como botá-lo em prática nas estratégias da sua empresa.

Direcionar o seu posicionamento para o mais próximo possível das pessoas não melhora apenas as vendas e o lucro do seu negócio, como também o relacionamento com os clientes e como eles enxergam sua marca.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo, e continue com a gente para aprender mais sobre o mundo do marketing!

Confira o resumo da Live Show de Liliane Ferrari no RD Summit sobre os 3 pilares do Marketing Humanizado.

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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