E-MAIL: O patinho feio do marketing

Existem várias ferramentas disponíveis para botar em prática suas ações de marketing. E com tamanha variedade, algumas acabam sendo deixadas de lado por não parecerem tão importantes, como é o caso do E-mail. Graças a modernização das redes sociais como Facebook e Instagram e a popularização de aplicativos de mensagem como o WhatsApp por exemplo, […]

Existem várias ferramentas disponíveis para botar em prática suas ações de marketing. E com tamanha variedade, algumas acabam sendo deixadas de lado por não parecerem tão importantes, como é o caso do E-mail.

Graças a modernização das redes sociais como Facebook e Instagram e a popularização de aplicativos de mensagem como o WhatsApp por exemplo, muitos empresários acabam tendo a impressão equivocada de que o e-mail já não é mais algo que valha a pena ser utilizado.

“Para que me dar ao trabalho de escrever e enviar um e-mail para o meu cliente se posso falar com ele através de mensagem?” é o que muitos pensam.

E de fato, se levarmos em conta a praticidade que os aplicativos de mensagens nos oferecem – você não precisa ficar digitando o endereço do destinatário e nem o assunto da conversa quando precisa enviar uma mensagem – e o tempo de espera ser mais curto, já que costumamos checar o WhatsApp mais do que o e-mail, ficamos tentados a abandonar de vez essa ferramenta.

Confira nosso post: Em quais mídias é mais interessante investir e quais trarão melhor retorno em Marketing

Ademais você pode considerar irritante receber constantemente e-mail oferecendo produtos e descontos os quais você não tem interesse, que acabam apenas ocupando espaço na sua caixa de entrada e tirando a atenção do que é realmente importante.

Contudo isso seria um grande erro cometido por qualquer empresário ou representante de uma marca deixar de incluir o e-mail nas suas ações de marketing, porque apesar dos pontos baixos, ele ainda é uma das ferramentas mais eficazes dentro da estratégia de marketing e relacionamento com seus clientes.

Como o e-mail beneficia o marketing da sua empresa

Caso você esteja se perguntando por que deveria utilizar o e-mail na sua estratégia de marketing, vamos te apresentar as principais vantagens que o mesmo oferece.

O primeiro ponto positivo é que o e-mail é um meio de comunicação mais formal do que as outras ferramentas. Digo isso porque geralmente utilizamos aplicativos como o WhatsApp e Instagram em nossos momentos de descontração, conversando principalmente com amigos e familiares.

Agora se você precisa discutir os detalhes de um trabalho a ser feito com o seu cliente ou até mesmo seus colaboradores, é mais recomendado utilizar o e-mail para transmitir um ar de seriedade, mostrar que o assunto tratado é de extrema importância e precisa de uma atenção especial por parte das pessoas.

Outra vantagem é que uma mensagem por e-mail consegue prender a atenção do leitor muito mais facilmente do que se fosse mandada no Facebook por exemplo, pois você não corre o risco de se distrair com outros conteúdos que saltam na sua tela a cada segundo.

E para finalizar, podemos afirmar que o e-mail é um lugar muito mais seguro para manter arquivos importantes. Em um aplicativo de mensagens, documentos importantes podem acabar se perdendo no meio do grande volume de mensagens armazenadas.

Saiba mais em: A vantagem do e-mail na sua estratégia de marketing

Isso se torna um problema caso o documento seja um contrato que precisa ser assinado e posteriormente devolvido, ou arquivos que precisam ser mandados para impressão.

Cuidados ao utilizar o e-mail

Como já discutimos porque você deve utilizar o e-mail dentro da sua estratégia de marketing, vamos falar sobre alguns cuidados que precisam ser tomados para que suas campanha de e-mail marketing não acabem virando spam.

Primeiramente, é recomendável disparar e-mail periodicamente, de acordo com o nível de engajamento do seu cliente. Se mandar e-mail todos os dias, acabará irritando o destinatário e ocupando um espaço precioso em sua caixa de e-mail.

Incrementando o que foi dito anteriormente, a melhor forma de garantir que seus clientes estão recebendo a quantidade certa de e-mails no momento certo é ter um fluxo de nutrição bem definido.

Leia também: Entenda o que é Jornada de Compra e como ela influencia a sua empresa

Também é importante que os cliente tenha lhe dado permissão para enviar e-mails aos mesmos. É muito inconveniente receber mensagens sem ter pedido por isso.

Por mais que o e-mail seja uma mensagem formal, utilize uma linguagem mais pessoal na conversa. Isso faz com que o cliente se sinta mais próximo a você e sua empresa. Também ajuda a sua mensagem ter uma assinatura de uma pessoa real e não um robô.

Quando for enviar um e-mail, verifique se o assunto da conversa não é longo demais. Frases muito grandes costumam ser cortadas dependendo do dispositivo usado para visualizar a caixa de e-mails e dessa forma o entendimento do conteúdo pode ser comprometido.

E por último, mas não menos importante, cuide para que o seu texto não tenha erros de português. Mesmo que sejam acidentais, textos com erros ortográficos acabam perdendo um pouco da sua seriedade. Todo cuidado é pouco!

Crie uma conta Gmail e comece a se relacionar com seus clientes!

Conclusão

Hoje nós falamos sobre como o e-mail continua sendo uma importante ferramenta de marketing apesar de muitas pessoas acabarem o menosprezando. Apontamos suas qualidades e demos dicas para garantir que seus e-mails não sejam movidos para a caixa de spam.

Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido útil para você, empresário. Um abraço e até a próxima!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

Postagens relacionadas

Inbound Marketing na Prática: Atrair, Nutrir e Converter

Inbound Marketing na Prática: Atrair, Nutrir e Converter

Saiba como aplicar as etapas do Inbound Marketing em suas estratégias! Assim como no cultivo de plantas — mesmo que esse não seja o seu ramo — as etapas do Inbound Marketing seguem uma lógica semelhante: Para atrair leads relevantes para o seu negócio, é essencial...

A Importância dos Materiais de Apoio no Processo de Vendas

A Importância dos Materiais de Apoio no Processo de Vendas

Como acontece seu processo de vendas? Você já utiliza algum material de apoio ou conteúdo relevante para seus clientes? Neste texto, vamos destacar a importância de transmitir autoridade e conhecimento aos seus leads e clientes. Sabemos que a experiência de consumir o...

0 comentários