Uma das reclamações mais comuns que os nossos clientes do ramo imobiliário trazem é a dificuldade que eles possuem de captar leads qualificados em seus anúncios de imóveis.
Na maior parte dos casos, as pessoas que chegam por meio desses posts patrocinados em redes sociais e plataformas como o OLX, não estão totalmente convencidas a comprar/alugar o imóvel ou estão fazendo uma comparação de preços.
Isso faz com que a expectativa do corretor de fechar negócio seja frustrada, pois as duas partes não estão no mesmo estágio do relacionamento.
E o que fazer para reverter essa situação e captar leads mais qualificados, que realmente estão interessados em comprar ou alugar um imóvel seu? Continue lendo para descobrir!
Primeiro passo: Capturar os leads no topo do funil
Não dá para pensar em trabalhar com uma base de leads qualificados sem ter os leads para começo de conversa, não é? Por isso que a nossa primeira dica para você é: Crie uma landing page na qual os visitantes do seu site possam deixar seus dados de contato – geralmente nome, telefone e e-mail – em troca de algum material que tenha valor para os mesmos.
Vale ressaltar que, para isso, o melhor é que você tenha um site próprio para colocar essa landing page, assim você não vai depender de plataformas de terceiros e terá essas informações guardadas em um lugar confiável.
Nesse caso, como a ideia é atrair leads que ainda não estão preparados para serem abordados com uma proposta de negócio, o material que você oferta pode ser um conteúdo voltado para dúvidas mais gerais, como por exemplo um passo a passo para sair do aluguel, ou um guia sobre as possibilidades de financiamento.
O importante é ocorra essa troca de valor, você ofertando o conteúdo e o visitante se tornando um lead.
Segundo passo: Alimentar os leads com conteúdo
Agora que você já tem uma base de leads com interesse moderado nos seus imóveis, é preciso mantê-los interessados e convencê-los de que fechar negócio com você é a melhor opção.
Em outras palavras, torná-los leads qualificados. Aqui, os conteúdos e mensagens começarão a ser mais específicos para o tipo de imóvel que você trabalha e as modalidades de contrato – aluguel ou venda, normalmente.
O objetivo é preparar esses leads para o momento de negociação, tirando quaisquer dúvidas que ele possua e provar que você é quem oferece o melhor custo-benefício.
Terceiro passo: Apresentar a proposta para os leads qualificados
Se você conseguiu trazer os leads qualificados para essa etapa, então é hora de fechar negócio finalmente. Como os leads se mantiveram engajados até o momento, as chances de ele querer alugar ou comprar o seu imóvel são bem maiores.
Pode ser que o cliente ainda queira negociar o preço, é normal, porém nesse caso, será mais fácil chegar a um acordo.
Que tal começar a captar mais leads qualificados a partir de agora?