O que é um Lead no marketing digital

Quando o assunto é Marketing Digital, sempre é ouvido falar sobre Lead, mas afinal, o que é um lead e qual importância que tem para a sua empresa?  Neste post você irá aprender mais sobre isso.  O que é? O Lead é uma chance de negócio para a sua empresa. O termo Lead é usado […]

Quando o assunto é Marketing Digital, sempre é ouvido falar sobre Lead, mas afinal, o que é um lead e qual importância que tem para a sua empresa?  Neste post você irá aprender mais sobre isso. 

O que é?

O Lead é uma chance de negócio para a sua empresa. O termo Lead é usado para classificar um consumidor em potencial que de alguma maneira demonstrou interesse que comumente são por meio de conversões, ou seja, ele fornece informações pessoais (como o seu nome, e-mail, ou telefone…) geralmente em uma primeira troca de um conteúdo da sua empresa, ou alguma outra oferta de valor.

 Caso você esteja fazendo uma atividade de atração para atrair pessoas para conhecerem o seu trabalho, o lead será a pessoa que primeiro irá de alguma forma se interessar pela sua marca, e por fim irá se tornar um cliente fiel e decorrente para o seu negócio.

O Lead faz parte de uma das etapas do funil de marketing, que funciona da seguinte forma: 

1º Visitante (Aprendizado e Descoberta): Consiste na etapa onde o possível lead cliente ainda considerado como um estranho pela empresa, é uma pessoa que está apenas de visita no seu site, pode vir a se tornar um possível cliente mas até o momento não demonstrou qualquer interesse na sua marca.

2º Reconhecimento do Problema (Lead): Uma pessoa que já se encontra mais disposta a se comprometer com a sua marca, demonstrando isso por meio de conversões, ou seja, ele cede informações pessoais, como o seu nome, e-mail, telefone e possivelmente muito mais. 

3º Consideração da Solução (Oportunidade): Este já é aquela pessoa que te pede um orçamento, ele gostou e está interessado em saber quanto custa o seu trabalho, chamado de “consideração da solução”, ele está cogitando escolher o seu trabalho.

4º Decisão da Compra (Cliente): É uma pessoa que antes já comprou algo da sua empresa, e já é considerada um cliente, nesta etapa costuma ser mais fácil de conversar com esta pessoa no processo de qualquer projeto desejado justamente pelo fato ela não ser “nova” para a sua empresa. 

Nutrição de leads

Nessa etapa é de extrema necessidade uma estratégia completa e muito bem detalhada e planejada que engloba atração, prospecção, processo de nutrição de leads e o fechamento das vendas. Para isso é usado o funil de vendas que é um processo muito parecido com o de funil de marketing em algumas etapas como a de Lead.

De forma resumida, lead é uma pessoa interessada, que entrou no seu site, baixou um e-book, alguém que solicitou uma demonstração do seu conteúdo. Nada mais, nada menos que alguém que deixou de ser apenas um visitante, uma pessoa que você não tem dado algum, não sabe em qual região esta pessoa mora, não tem gmail nem telefone, isso ocorre de forma lenta, você não irá conseguir todas estas informações de uma só vez no começo ainda, você vai enriquecendo este lead até o ponto em que se torna numa oportunidade de negócio . 

Qual a necessidade de monitorar o lead?

Durante o processo de monitoramento não significa que você deve separar esses dois públicos diferentes, não significa que o lead normal, que não foi qualificado, ainda tem menos importância para você que o qualificado tem. A possibilidade de você conseguir convertê-lo é tão grande quanto a daquele lead qualificado se tornar um cliente decorrente para a sua empresa, mas é claro, para isso você precisa monitorar. 

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Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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