A automação de marketing e vendas se mostra cada vez mais importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio quando se trata de ter um diferencial no mercado atual e isso independente de qual setor você atua. Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação ao que escolherão comprar. Portanto, te mostrarei algumas dicas de campanhas de e-mail marketing para você escolher se destacar ainda mais.
Lembre-se, estratégias de comunicação são tão importantes quanto o resultado final das suas vendas.
Primeiro, examine a base de leads e clientes para entender o que cada segmento gostaria de receber de acordo com sua fase de compra, em seguida, estabeleça um fluxo de automação para enviar campanhas de e-mail marketing.
Veja mais: O poder do conteúdo: Marketing de conteúdo para engajar clientes
Para alguém que acabou de se tornar lead:
Boas vindas:
Não esqueça de dar as boas vindas para o novo cliente, você pode deixar disponível um ebook ou uma apresentação da sua empresa.
Conteúdo de interesse:
Análise um conteúdo que ele possa ter interesse em acessar e envie de forma resumida deixando sempre onde ele poderá saber mais sobre aquele e outros conteúdos.
Contato para compra:
Deixe uma opção de redirecionamento para um endereço de contato, seja iniciar uma conversa no whatsapp ou um número de telefone se desejar realizar este contato mais direto.
Newsletter:
Prepare os seus melhores conteúdos, novidades e promoções em uma newsletter.
Agradecimento:
Agradeça pela interação até aqui, desde o cadastro inicial até o momento que realizou o contato e siga para o feedback.
Feedback:
Pergunte como o cliente avalia o atendimento que teve com a sua empresa e não esqueça de continuar nutrindo novos leads e clientes.
Cliente que está com baixa frequência de engajamento:
Lembretes:
Lembretes para o cliente voltar e finalizar a compra ou continuar o contato não finalizado, reforce o seu endereço de contato.
Pesquisas de feedback
Formule um questionário com perguntas para entender o motivo do engajamento baixo, mas certifique-se de que não seja algo intimidador, mas sim mostrando querer entender realmente os fatores.
Ofertas especiais:
Ofereça ofertas especiais que baseado em uma atividade anterior, ele gostaria de receber e coloque um prazo para essa oferta, assim ele poderá sentir uma certa urgência para adquirir a oferta ou desconto.
Campanhas sazonais:
Aposte em campanhas sazonais para trazer de volta este lead não qualificado, como por exemplo promoções de páscoa, dia dos namorados, ou natal.
Oportunidade de melhorar o relacionamento e fidelizar um cliente:
Pesquisa de satisfação:
Busque saber o nível de satisfação dos seus clientes a respeito do seus produtos, serviços e atendimento. Podendo ser em uma escala de 0 a 10, dar espaço para sugestões e melhorias.
Promoções exclusivas:
Aqui, procure proporcionar exclusividade aos clientes que estão constantemente interagindo com seus conteúdos. Desenvolva campanhas de promoção com descontos atrativos, produtos de edições limitadas e ofereça um atendimento especial com dicas exclusivas.
Curso e Mentoria:
Você pode desenvolver aulas para compartilhar o seu conhecimento com mais pessoas, principalmente aquelas que já são clientes e acompanham de fato o seu trabalho e da sua empresa. Contudo, sempre procure tratar os assuntos de forma mais detalhada, contanto dicas, cases de sucesso e os planos de melhoria que sua empresa busca.
O cliente poderá se sentir mais próximo e parte dos seus serviços.
Existem muitas possibilidades que vem surgindo o tempo todo para criar campanhas e estar sempre buscando manter e melhorar o relacionamento com o seu cliente. A automação de marketing e vendas tem como principal objetivo atrair novos leads, conquistar mais clientes e obter resultados superiores. Entretanto, simplesmente enviar uma grande quantidade de e-mails não é suficiente. Além disso, é crucial que o cliente se envolva e interaja, caso contrário, se não demonstrar interesse ou procura, o esforço é em vão.
Também é importante ressaltar que além das vendas, visto que outros fatores se mostram importantes quando falamos em campanhas de e-mail marketing, como a conversão, automação, a eficiência dos atendimentos e retornos, a procura e o feedback
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e torcemos para o seu negócio!