Já pensou em como trazer melhorias para as suas vendas no segundo semestre do ano? Iremos te dar algumas dicas e 10 modelos de como você pode aumentar as suas vendas no mercado com mensagens personalizadas para seus clientes.
Mensagens Promocionais
Em determinadas épocas do ano os preços costumam ser alterados, isso acontece principalmente devido ao aumento da demanda, resultado de datas comemorativas, feriados nacionais/internacionais e até mesmo por questões econômicas.
Adaptar-se a esses fatores será crucial para melhorar as suas vendas.
“Neste dia dos namorados, aproveite os nossos preços especiais, e ainda concorra a um cupom de desconto para comemorar ao lado de quem você ama, ou mesmo curtir esta data sozinho(a).
Adapte as mensagens para o seu contexto de vendas e para as determinadas datas que você percebe ser uma oportunidade de aplicação de preços promocionais.
Mensagens Storytelling
Demonstrar uma sequência de acontecimentos durante o processo de compra, irá fazer com que seus clientes possam se identificar ainda mais com a sua oferta e com o que ele procura.
“João é um leitor nato. Ele procurava por uma estante de livros específica, mas não a encontrava de jeito nenhum, estava nessa busca a um tempo e ainda que estivesse pesquisando em diversos lugares da cidade, e também da internet, ainda não havia encontrado a forma desejada de suprir essa necessidade.
Ele decidiu que iria visitar uma loja de fabricação de móveis, recém inaugurada em uma cidade próxima. Chegando lá, foi recebido por uma vendedora muito atenciosa que lhe explicou como funcionava para fazer um pedido de encomenda, ele logo viu que era a sua oportunidade para finalmente adquirir sua desejada estante de livros.
João fez o pedido após explicar exatamente como queria a sua estante e então a vendedora lhe deu um prazo para ser entregue na casa de João. Ao receber sua encomenda, ele ficou satisfeito com o móvel e viu que havia recebido juntamente, um cupom de desconto para sua próxima compra. Ao passar dos meses, João se tornou cliente fiel da fábrica de móveis.”
Este foi um exemplo simples de storytelling. Ao criar esta sequência você pode adaptar para as demandas dos seus clientes, trazendo as necessidades deles.
Saiba mais em: Storytelling – Como essa estratégia te ajuda a vender mais
Mensagens de Dados e Informações
Procure trazer dados e informações reais nas mensagens que serão enviadas para o cliente, dessa forma ele irá perceber que de fato, ou estatisticamente, há uma solução para o que ele quer resolver.
“Olá, [adicione o nome cliente], nossas análises de resultados nos mostraram que a cada 20 pessoas que escolhem adquirir um de nossos serviços,15 delas trazem um feedback positivo, mostrando que seu problema foi solucionado e ainda economizaram 5% dos custos habituais.
Preparamos uma demonstração personalizada para o seu negócio, nos diga se podemos agendar um momento para lhe apresentarmos esta solução que você procura.”
Utilize os feedbacks que recebe para criar mensagens neste tema e, se possível, deixe público os seus melhores resultados já obtidos.
Mensagens Feedback
Trazer oportunidades de fidelização para o seu cliente poderá aumentar suas vendas, no sentido de que ele verá mais oportunidades ao preferir pelo seu produto ou serviço.
“Olá, [adicione o nome cliente], percebemos que você é um cliente fiel de nossa empresa, portanto gostaríamos de receber um feedback do que você tem achado dos nossos serviços, bem como atendimento, nível de satisfação e como temos contribuído para você. Sugestões são bem-vindas e sua opinião é importante para nós.”
Procure mostrar que está aberto às opiniões dos seus clientes. Você pode também oferecer cupons ou brindes a aqueles que retornarem com o feedback.
Mensagens de impacto social
A sustentabilidade é um tema que hoje além de ser muito falado é, e precisa ser considerado. Utilize isso na sua rotina de negócios e mostre aos seus clientes que ser sustentável é uma preocupação de sua empresa.
“Você sabia que nossa empresa possui um grande impacto social e ambiental ao atuar nesse segmento de mercado? E nossa preocupação atual está em saber qual o destino dos nossos produtos vendidos, principalmente daqueles que ainda não são feitos de materiais reciclados. Por este motivo, estamos com essa pesquisa em aberto e gostaríamos de ter a sua participação”
Perceba que é possível adaptar este tema para diversos segmentos do mercado, então determine a melhor forma de fazê-lo em seu negócio.
Mensagens de Cases de sucesso
Compartilhe cases de sucesso reais que o seu serviço já contribuiu. Ou até mesmo mostre o caso da sua empresa, como ela adquiriu esta posição atual no mercado?
“Você já ouviu falar da agência X de publicidade? E você sabia que inicialmente, ela não obtinha os resultados desejados por falta de investimento em marketing digital?
Este é um dos casos em que nossos serviços pôde contribuir, compartilhando conhecimentos sobre o marketing digital e também mostrando novas possibilidades de crescimento. Portanto, estamos dispostos a contribuir com muitas outras empresas e organizações que buscam crescer neste mercado competitivo.”
Utilize nomes reais de como era e de como está hoje em dia o caso citado.
Mensagens de Edições limitadas
Crie promoções e campanhas que mostrem limitações, isso gera necessidade de compra no cliente.
“Você já viu o nosso mais novo lançamento? Ainda não? Pois corre que irá acabar! É uma edição limitada e exclusiva que acabará em breve. Nesta primeira semana estamos com mais uma oferta para quem adquirir essa versão exclusiva.”
Este é mais um exemplo simples, até comum, mas que com certeza irá aumentar as suas vendas.
Mensagens de Engajamento
Aqui é um exemplo parecido ao anterior, mas voltado para redes sociais, pois através destas plataformas é possível estar sempre se atualizando com as novidades, e elas possuem muitas ferramentas de interação.
“Já viu a nossa nova promoção disponível? Ela estará ativa por tempo limitado somente em nossas redes sociais! Nos siga nesse link abaixo.” [apresente o link de encaminhamento para as suas redes].
Mensagens Interativas
Como citado em alguns dos exemplos acima, interações são sempre uma boa oportunidade para que o cliente participe de alguma forma do processo de melhoria das vendas.
“Que tal participar desta pesquisa exclusiva para os clientes [nome de sua empresa] e nos ajudar com as melhorias contínuas?”
Você pode criar formulários com temas específicos, quizzes mais divertidos ou um desafio para para quem retornar.
Mensagens ao vivo
Transmita um vídeo ao vivo em seus canais de comunicação para alertar os seus clientes sobre novos lançamentos de produtos e serviços, mudanças internas importantes da empresa ou anunciamento de melhorias feitas.
Informe com antecedência os seus clientes interessados sobre a transmissão.
Realmente foram muitas dicas até aqui. Escolha aquelas que se encaixam para sua empresa e lembre-se de sempre adaptar elas com o seu modelo de negócio. Boas vendas!