O que é um Lead no marketing digital

Quando o assunto é Marketing Digital, sempre é ouvido falar sobre Lead, mas afinal, o que é um lead e qual importância que tem para a sua empresa?  Neste post você irá aprender mais sobre isso. 

O que é?

O Lead é uma chance de negócio para a sua empresa. Chamamos de lead o consumidor em potencial que demonstra interesse na empresa. Isso geralmente acontece quando ele fornece dados pessoais, como nome, e-mail ou telefone, em troca de um conteúdo ou oferta de valor.

Caso você esteja fazendo uma atividade de atração para atrair pessoas para conhecerem o seu trabalho, o lead será a pessoa que primeiro irá de alguma forma se interessar pela sua marca, e por fim irá se tornar um cliente fiel e decorrente para o seu negócio.

O Lead faz parte de uma das etapas do funil de marketing, que funciona da seguinte forma: 

1º Visitante (Aprendizado e Descoberta):

Consiste na etapa onde o possível lead cliente ainda considerado como um estranho pela empresa, é uma pessoa que está apenas de visita no seu site, pode vir a se tornar um possível cliente mas até o momento não demonstrou qualquer interesse na sua marca.

2º Reconhecimento do Problema (Lead):

Uma pessoa que já se encontra mais disposta a se comprometer com a sua marca, demonstrando isso por meio de conversões, ou seja, ele cede informações pessoais, como o seu nome, e-mail, telefone e possivelmente muito mais. 

3º Consideração da Solução (Oportunidade):

Este já é aquela pessoa que te pede um orçamento, ele gostou e está interessado em saber quanto custa o seu trabalho, chamado de “consideração da solução”, ele está cogitando escolher o seu trabalho.

4º Decisão da Compra (Cliente):

O cliente que já comprou anteriormente conhece a empresa. Por isso, é mais fácil conversar com ele sobre novos projetos, já que ele não é um desconhecido.

Nutrição de leads

Nessa etapa é de extrema necessidade uma estratégia completa e muito bem detalhada e planejada que engloba atração, prospecção, processo de nutrição de leads e o fechamento das vendas. Para isso é usado o funil de vendas que é um processo muito parecido com o de funil de marketing em algumas etapas como a de Lead.

De forma resumida, lead é uma pessoa interessada, que entrou no seu site, baixou um e-book, alguém que solicitou uma demonstração do seu conteúdo. No início, você não tem nenhuma informação sobre essa pessoa — não sabe onde ela mora, nem tem seu e-mail ou telefone. Esse processo acontece aos poucos. Você não consegue todos os dados de uma só vez. Com o tempo, você enriquece esse lead até que ele se transforme em uma oportunidade de negócio.

Qual a necessidade de monitorar o lead?

No monitoramento, não é necessário separar os dois públicos. O lead não qualificado continua relevante. Ele pode se tornar cliente, assim como o lead qualificado. Para isso, é essencial acompanhar e analisar o comportamento de ambos.

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