Existem inúmeras ferramentas e recursos para ajudar a sua marca ser mais reconhecida no mundo digital e permitir que se posicione em primeiro, dentro dos veículos de buscas como por exemplo, o tópico de hoje:
SEO.
Nesse post vou te explicar o que é essa ferramenta e como o uso correto pode alavancar a sua estratégia de Marketing Digital e, conseqüentemente, o posicionamento da sua marca/empresa ou serviço no digital.
Definição
SEO, sigla para Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de buscas), pode ser descrito como um conjunto de técnicas que fazem com que o seu negócio apareça nas primeiras opções dentro das ferramentas de busca – como por exemplo o Google – de maneira orgânica, ou seja, sem precisar pagar por um anúncio.
Resumidamente, SEO é um conjunto de práticas de otimização que tem como objetivo aumentar o trafego e a conversão de um site.
Mas aí, como aplicar?
Através de uma pesquisa rápida as pessoas são direcionadas as páginas da web que possuam palavras-chave iguais ou similares as pesquisadas, seja no endereço de seu domínio, na descrição ou no corpo do texto, etc.
Portanto, aplicar uma boa estratégia de SEO compreende desde a pesquisa para descobrir quais as melhores palavras relacionadas ao seu tipo de negócio – nesse momento você pode utilizar o Google Trends ou ferramentas similares – até a conversão dos textos do seu site, blog ou até landing page para corresponderem aos termos mais procurados.
Dessa forma, os buscadores ranquearão a sua página nas primeiras posições de maneira orgânica e gratuita. O segredo é encontrar as palavras ideais para a sua empresa.
Mas não é só isso, existe um universo de possibilidades por trás de tudo isso, o que requer tempo e conhecimento.
Vantagens para o marketing da sua empresa
Dentre os principais benefícios que uma estratégia de SEO aplicada corretamente trás, podemos destacar primeiramente o baixo investimento para a sua realização – já que aqui o foco é otimizar a busca orgânica. – e o alto ROI (retorno sobre investimento), pois através das buscas otimizadas, seu site terá um maior número de visitas, maior taxa de conversão e engajamento de leads.
Concluindo, o uso de SEO pode ser um diferencial positivo na sua estratégia de Marketing, porém, é necessário se atentar para não empregar palavras ou frases que já constem nas páginas concorrentes, por que senão o efeito será inverso.
Se você precisa de auxílio para aplicar o SEO corretamente dentro do seu domínio e outros perfis institucionais, conte com a Arconel!