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Por que marcas criadas inicialmente à mão funcionam melhor?

Ao longo do tempo de existência da Arconel Marketing e Design criamos diversas logotipos e marcas para os mais variados clientes de diversos segmentos. Advogados, dentistas, marcas de comida, produtos mecânicos, etc. E com tamanha bagagem podemos afirmar com 100% de certeza para qualquer pessoa que as melhores logos que existem no mercado são aquelas criadas à mão e posteriormente digitalizadas.

E por que afirmamos isso? Bom, existem alguns fatores que podemos listar abaixo para te convencer disso. Então vamos a eles:

Uso de ícones e imagens repetidas na marca

Você com certeza já deve ter reparado que muitas garagens de carros utilizam a mesma imagem de um carro desenhado em sua placa, ou então muitos consultórios de dentistas com o mesmo ícone de dente. Não estou dizendo que é algo que acontece apenas nestes tipos de negócios, mas são exemplos clássicos do estou tentando te mostrar.

Muitas vezes, para poupar tempo, esforço e até mesmo dinheiro, muitos donos de negócios acabam ou tentando eles mesmos criar suas marcas através de seus conhecimentos básicos em ferramentas como o Photoshop ou então delegando esse serviço para algum “primo” ou amigo que entenda um pouco disso.

E por causa das poucas habilidades em criar uma imagem ou composição do zero, acabam recorrendo a sites que disponibilizam imagens prontas, sejam elas gratuitas ou pagas, como o Freepik por exemplo.

Não é proibido utilizar uma imagem já pronta na marca do seu negócio. Porém, isso fará com que a sua empresa não se destaque no mercado, afinal de contas a sua identidade visual não tem nada de único que faça os consumidores lembrarem dela dentre tantas opções.

Aliás, ninguém vai te impedir de usar o desenho da maçã da Apple na sua logo. Mas, se fizer isso, prepare-se para enfrentar um processo por uso indevido de imagem. E não para por aí: muitas empresas já registraram ícones disponíveis na internet, mesmo que você nunca tenha ouvido falar delas.

Nesse caso, a marca tem o mesmo direito de te processar como teria caso você utilizasse o mesmo nome que ela, por exemplo.

Falta de “tempero” para a  marca

Aqui quando falo de tempero, me refiro a aquele detalhe a mais que tornams a marcas únicas. As artes digitais têm apelo e atraem o público. Mesmo assim, muitas pessoas ainda valorizam criações feitas à mão — traços desenhados com lápis ou caneta transmitem mais autenticidade.

Não que esse efeito não possa ser replicado virtualmente. Programas como o Photoshop, Corel Draw e Illustrator oferecem diferentes formatos de brushes para dar um aspecto mais manual a figura. Inclusive, todas as logos passam do desenho manual para uma imagem vetorizada.

Mesmo usando pincéis digitais que imitam traços manuais, as artes criadas inteiramente no computador costumam parecer mais rígidas. Falta aquele toque tátil que o desenho físico oferece.

E assim como cada pessoa tem uma letra única, o designer também tem o seu estilo próprio, que pode agregar ainda mais valor a logo. Ele consegue aplicar esse estilo nas peças criadas por programas de design. No entanto, as ferramentas de desenho seguem padrões específicos de cada software. Isso acaba diluindo o diferencial e tornando o resultado mais genérico.

As ideias são melhor trabalhadas no papel

Um último tópico a se falar sobre o porquê é melhor começar a desenvolver uma marca a mão, é simplesmente porque dessa maneira fica mais fácil de se desenvolver as ideias através de rascunhos até que se chegue no resultado desejado.

Dentro do processo de criação de uma logo, a etapa de geração de ideias costuma ser uma das mais longas senão trabalhosas. Isso acontece porque o designer faz várias tentativas para transmitir a essência da marca ao público.

É raro acertar logo na primeira versão. Normalmente, o profissional cria diversos rascunhos — cada um com traços diferentes ou ajustes sutis — até chegar à logo ideal, aquela que realmente representa o que se espera.

Esse é um benefício que acaba sendo perdido ao começar direto no computador. A sensação de praticidade e rapidez que as ferramentas virtuais proporcionam acabam nos fazendo trabalhar no automático, sem realmente parar para pensar se o que está sendo feito em tela faz sentido para a marca.

Além disso, mesmo com uma variedade de pincéis, formas geométricas, ferramentas de curva, etc. ainda sim existe uma certa limitação que te impede de trabalhar a imagem totalmente de acordo com o que você tinha imaginado, sendo que no processo manual você tem a total liberdade de trabalhar a forma do jeito que bem entender.

Depois de apresentar todos esses pontos, tenho certeza de que você entende agora porque marcas criadas a mão inicialmente funcionam melhor para o seu negócio. Se você tem interesse de criar do zero ou reformular a logo da sua empresa, clique aqui.

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