A principal maneira de nutrir seus leads e fazê-los avançar etapas no Funil de Vendas é por meio da Automação de Marketing.
Se você está começando a aplicar uma estratégia de Inbound Marketing na sua empresa ou quer aprender mais sobre o tema, é essencial entender como qualificar seus leads. Essa qualificação garante que eles estejam prontos para conversar com o time de vendas.
Para alcançar esse objetivo, você precisa inserir os leads em uma Automação de Marketing. Com isso, eles recebem conteúdos relevantes conforme o estágio em que se encontram na jornada de compra. Essa abordagem aumenta as chances de aceitarem uma proposta comercial.
Mas para obter bons resultados, é fundamental compreender o conceito de automação de marketing e vendas. Também é importante saber como montar esse processo na sua empresa — seja para testar, seja para aplicar de forma definitiva e aumentar a taxa de conversão.
Para te auxiliar nesse processo, a Arconel criou este texto para esclarecer as principais dúvidas sobre automação de marketing e vendas.
O que é Automação de Marketing e Vendas
A automação de marketing pode ser definida como uma estratégia de qualificação e vendas na qual através do uso de ferramentas digitais para automatizar ações de marketing – como por exemplo disparo de e-mails, reduzir trabalhos manuais e dessa forma, aumentar a eficiência das suas ações.
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Esse tipo de ação é utilizado principalmente para desenvolver o relacionamento com leads que realizaram uma conversão dentro do seu site e assim, mantê-los interessados em suas soluções e também na sua marca.
Quem não é visto não é lembrado principalmente se tratando de um espaço onde surgem milhões de novas informações a cada segundo e os usuários tendem a dar atenção apenas para as marcas que aparecem com maior frequência para os mesmos.
A importância da Plataforma e do Conteúdo enviado
No contexto da automação de marketing, o e-mail entrega os conteúdos diretamente ao lead. Ele se mostra mais eficiente que as redes sociais por ser um canal mais pessoal, onde o destinatário consegue focar na mensagem sem distrações. A caixa de entrada armazena todos os conteúdos enviados, permitindo acesso fácil e organizado.
As ferramentas de automação, geralmente disponíveis online, programam o disparo dos conteúdos. Algumas delas, como o RD Station Marketing, oferecem criadores de fluxos integrados ao dashboard. Essas soluções podem se conectar a redes de monitoramento para acompanhar suas ações de marketing e otimizar os resultados.
Saiba mais em: Conheça o RD Station Marketing, a ferramenta que ajuda o seu negócio a crescer!
A escolha do conteúdo ideal para cada lead exige uma análise cuidadosa. É preciso considerar fatores como o tipo de conversão realizada, a segmentação a que ele pertence — ou seja, se faz parte de um grupo com características em comum — e o estágio em que se encontra no Funil de Vendas: topo, meio ou fundo.
Essa análise é essencial para evitar erros estratégicos. Por exemplo, enviar uma oferta comercial para um lead que ainda está no topo do funil pode afastá-lo, já que ele ainda não decidiu se quer fechar negócio. Da mesma forma, mandar um conteúdo introdutório para alguém pronto para comprar pode gerar frustração e desinteresse pela sua marca.
Benefícios do uso
Você pode achar que criar um fluxo de automação seria um processo muito trabalhoso e complicado, mas ela pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, como por exemplo:
- O funil de vendas se torna mais eficiente;
- Seu ciclo de vendas diminui;
- Também diminui os custos de aquisição de clientes;
- Melhora a retenção de leads;
- Menos trabalho recorrente para o setor de marketing da sua empresa;
- O time de vendas se torna mais produtivo, pois eles recebem leads mais preparados;
- Suas vendas desenvolvem uma maior taxa de sucesso.
Agora que você sabe o que é automação de marketing e vendas, como funciona e quais benefícios ela traz para o seu negócio, você já pode começar a planejar o seu próprio fluxo para qualificar seus leads e vender mais!