Inbound x Outbound Marketing

Com o passar dos anos tanto as empresas quanto o mercado em si têm renovado sua forma de se relacionar com o público e vêm desenvolvendo novas estratégias para engajar e vender mais.

Atualmente com a popularização da internet e das redes sociais, o Marketing de Atração, ou Inbound Marketing foi ganhando mais espaço frente ao Marketing Tradicional, conhecido como Outbound Marketing.

Enquanto um é mais tradicional e trabalha com a prospecção ativa, o outro visa impactar o cliente com conteúdos de relevância para que assim chegue ao seu negócio e ao produto a ser vendido. 

Mas o que significa Inbound e Outbound Marketing? Quais suas principais diferenças e por que vemos tantas empresas mudarem de um para o outro dentro de suas estratégias de Marketing?

Leia também: Que tal fazer a sua empresa crescer com o Marketing Digital?

O que é Outbound Marketing?

Primeiramente vamos definir cada um desses conceitos. O Outbound Marketing, que antecede o Marketing de Atração, é uma forma de prospecção ativa, na qual a marca ou agência identifica potenciais clientes para um produto/serviço e então começam a abordá-los através de comerciais na televisão, outdoors, folhetos, anúncios em jornais e revistas, etc.

O principal objetivo é trazer clientes por meio de ofertas de serviços e ou produtos. No Outbound, a ideia é a empresa ir atrás do cliente, de forma ativa. 

O tipo de investimento realizado no Outbound é bem diferente do usado no Inbound, isso ocorre porque o tipo de investimento realizado em mídias sociais é bem mais caro e quando ele não ocorre a sua marca pode não aparecer nas redes sociais. 

Tal processo pode ser vantajoso para empresas que possuem um processo de vendas longo e complicado, porém, o retorno sobre o investimento, ou ROI, é mais difícil de ser calculado e os resultados com a captação de leads são menores.

E quanto ao Inbound Marketing?

Já o Inbound Marketing foca em ações para atrair potenciais clientes interessados no seu produto/serviço para seu site a fim de convertê-los em leads e alimentá-los com conteúdos ricos e automação de e-mail, fazendo com que os mesmos sejam qualificados e avancem de estágio no funil de vendas, dessa forma, no final da jornada de compra o cliente está mais preparado para a negociação e as chances de fechar uma venda sejam maiores.

Saiba mais em: Qualificação de leads – Por que é tão importante?

Esse tipo de estratégia funciona muito bem dentro das plataformas digitais como Facebook e Instagram, além de trazer vantagens como menor investimento por parte da empresa, um maior ROI, resultados a curto prazo e a possibilidade de analisar quais tipos de ações são mais eficientes para o seu negócio e qual o perfil de público engaja com elas.

Confira nosso post com 5 passos para solidificar sua marca

A atração através do inbound é por meio da produção de conteúdos de grande relevância para o PCI (Perfil de Cliente Ideal) do negócio. Assim, o conteúdo é o que faz o inbound funcionar.  Por este motivo é muito importante que a qualidade e a frequência sejam direcionadas ao público correto. 

Assim, o estudo do PCI e da persona ideal para a sua empresa é fundamental para que a estratégia de Inbound tenha sucesso e traga resultados já esperados. É preciso entender os interesses, necessidade, as dúvidas e maiores desafios enfrentados pelo lead, só desta forma tu poderá ter uma inbound marketing de sucesso. 

Conhecer o seu público alvo é muito importante para entender em quais redes sociais sua empresa precisará estar ativa, produzindo conteúdo. Caso o seu público seja mais seniorizado, será difícil que ele esteja no TikTok, por exemplo, ou no Instagram mesmo. Para atrair mais pessoas com esse perfil explorem melhor o LinkedIn,  sendo assim a melhor opção para a sua empresa ter um perfil no LinkedIn. 

Graças a essas vantagens, cada vez mais empresas têm aderido a uma estratégia de Inbound Marketing. Isso não significa que o Outbound Marketing precisa ser completamente esquecido. Na verdade, a estratégia ideal pode sim aderir a ações de Inbound e Outbound Marketing, uma complementando à outra.

Na estratégia de Inbound existem 4 conceitos. Aqui está um pequeno resumo de cada um: 

E-mail marketing

Após a transformação de Lead para Oportunidade, é preciso criar um canal de relacionamento com esse possível futuro cliente, isso é possível com o E-mail Marketing. 

Com isso é possível fazer o processo de nutrição do Lead por meio do envio de conteúdos que agreguem às suas necessidades e aumentem a intenção dele fechar negócio com a sua empresa.

Funil de Vendas

O funil de vendas é uma estratégia dividida em estágios que compõem todo o caminho de compra de um lead. Tem como principal objetivo conduzir o público que chega até você pelo seu site e ou redes sociais e levá-lo até o fundo do funil de vendas, onde acontece a efetivação da compra e ele se torna de fato um cliente da sua empresa. 

Landing Page

Para que você consiga entrar em contato com os visitantes do seu site as landing pages são de grande importância. Costumam ser páginas de formulários, onde o seu possível cliente se cadastra para baixar algum material fornecido pela sua empresa, e para o recebimento de e-mails personalizados, como newsletters, ou para a solicitação de serviços.

SEO  

É um conceito muito utilizado no marketing digital e muito importante, ele acontece porque é possível fazer um investimento pequeno e mesmo assim ter um bom retorno.

Nesta categoria de inbound marketing, existem muitos benefícios, dentre eles é possível destacar o melhor ranqueamento de uma postagem da sua empresa, e com isso acaba sendo menor a necessidade de um investimento em mídias pagas. 

Achou nosso post útil? Acesse o nosso site e leia mais sobre outros dos nossos textos sobre assuntos parecidos que podem te interessar.