Quando começamos a aprender e trabalhar em uma determinada área do conhecimento, como por exemplo medicina ou engenharia, nos deparamos com expressões e nomenclaturas próprios da profissão. Estes termos, que são os mais utilizados no marketing, para quem está iniciando acabam sendo incógnitas.
É como se você estivesse aprendendo um novo idioma. Quando você não sabe o significado de todas as palavras, fica mais difícil entender o que a mensagem realmente diz.
E com a crescente necessidade das empresas de planejar uma estratégia de marketing a fim de atrair a atenção de possíveis clientes e fortalecer sua posição no mercado, aprender os termos técnicos mais usados no marketing se torna extremamente necessário para melhorar a comunicação com seus colaboradores e até mesmo clientes.
Leia também: Que tal fazer a sua empresa crescer com o Marketing Digital? Pensando nessa necessidade a Arconel criou um glossário com os termos mais utilizados no marketing. Dá uma olhada:
Marketing Digital – Ações feitas pelas empresa para divulgar seus produtos ou serviços, atraindo novos clientes e também se relacionando com os antigos, através da internet e outros meios digitais.
Inbound Marketing – Estratégia de Marketing na qual conteúdos ricos sobre a área de atuação da empresa e seus produtos oferecidos são divulgados em suas redes e no seu site com o objetivo de atrair potenciais clientes, nutri-los e quando estiverem prontos, direcioná-los para o momento de fechar a venda.
Outbound Marketing – É a forma tradicional de se fazer marketing, utilizando veículos de comunicação como comerciais de TV, Outdoors e panfletos distribuídos para divulgar ativamente sua marca.
Saiba mais em: Inbound x Outbound Marketing
Funil de Vendas – Representação com forma de pirâmide invertida que mostra qual o estágio de maturidade do potencial cliente dentro do processo de compra. Geralmente é dividido em topo, meio e fundo de funil. Serve como base para a criação de conteúdos de acordo com a posição do cliente no funil.
Conversão – Momento em que o cliente realiza uma ação desejada pela empresa, como preencher um formulário, fechar uma compra, responder um teste, etc.
Lead – Potencial cliente que realizou uma conversão e demonstra ter interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. Ele deve ser nutrido com conteúdos educativos a fim de avançar etapas dentro do Funil de Vendas e chegar a tão desejada realização da compra.
Oportunidade – Podemos dizer que um lead que avançou no Funil de vendas e demonstra ter certeza de que quer adquirir o seu produto é uma Oportunidade de venda.
Persona – Representação do cliente ideal para o seu negócio, descrito por meio das características demográficas, como nome, idade, gênero, profissão, além dos seus gostos, preferências e como ele se comporta quando vai comprar um produto.
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Landing Page – Também conhecida como Página de Captura, serve como porta de entrada de um visitante para o seu site. Geralmente conta com uma ação de conversão que o cliente deve realizar a fim de acessar outra página ou receber algum conteúdo exclusivo.
Pop Up – Janela que se abre no navegador devido a alguma ação feita pelo visitante. Serve tanto para direcioná-lo para outra página quando para ser realizada alguma forma de conversão em troca de um material rico por exemplo.
CTA – Do inglès “Call to Action” é um botão com alguma frase impactante no qual o visitante clica para realizar alguma ação. Por exemplo, em uma Landing Page, é o botão que você clica para confirmar seu cadastro.
Branding – É a gestão feita da marca envolvendo seu logotipo, slogan, identidade visual, etc. com o objetivo de torná-la mais conhecida para o público.
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Briefing – Documento onde constam todas as informações necessárias do cliente e do serviço que será prestado, que irá nortear todo o processo a fim de ser entregue ao final o trabalho de acordo com o que foi definido anteriormente.
B2B – Sigla de “Business-to-Business” que denomina o comércio entre empresas.
B2C – Sigla de “Business-to-Client” para denominar a relação comercial da empresa com o consumidor final.
CRM – Sigla para “Customer Relationship Management”, geralmente utilizado para denominar softwares que ajudar a gerenciar as informações e atividades da base de leads de uma empresa.
Segmentação de leads – Separação de leads em grupos de acordo com o tipo de conversão feita por eles, seu estágio dentro do funil e sua interação com os conteúdos mandados pela empresa.
ROI – Ou “Retorno sobre Investimento”, é a razão entre o lucro ou prejuízo da sua receita e o total investido nas suas ações de marketing. Em outras palavras, é o resultado das suas estratégias de Marketing
E-book – Livro eletrônico utilizado no Marketing para atrair potenciais clientes, transformá-los em leads e começar a se relacionar com eles.
Webinar – Aula, palestra ou entrevista on-line, podendo ser transmitida ao vivo ou gravada.
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Palavras-chave – Palavras únicas ou expressões buscadas dentro da internet.
Conjunto de técnicas que visam melhorar o ranqueamento do seu site nos buscadores como o Google através da correspondência de palavras-chave buscadas pelos usuários com as existententes nas páginas do seu site.
Agora que você conhece os termos mais utilizados no marketing, fica muito mais fácil botar suas estratégias para funcionar e fazer a sua empresa crescer!
Caso precise de auxílio na criação e execução de ações de marketing para a sua empresa, entre em contato com a Arconel Marketing e Design.