Neste dia 05 de novembro comemoramos o Dia Nacional do Design em homenagem ao aniversário de nascimento de Aloísio Magalhães, um dos pioneiros no fortalecimento da cultura do Design no Brasil.
Magalhães foi advogado, artista plástico, designer e planejador brasileiro e é considerado pioneiro na introdução do design moderno no país, sendo um dos responsáveis por fundar a primeira escola superior de design neste país, a Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro (ESDI).
Foi o criador de diversos signos de nossa identidade, como a assinatura visual da Petrobras, o primeiro símbolo da TV Globo e as cédulas do Cruzeiro Novo, moeda adotada no país a partir de 1966.
Para este último projeto, Magalhães aplicou o espelhamento das notas, para que a amostragem destas fossem entendidas tanto de forma inferior quanto superior, com exceção das moedas. Também foi um dos representantes no país na 1.ª Bienal Internacional de Desenho Industrial do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
O nome de Aloísio ganhou honraria maior em 1998, quando o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, assinou um decreto instituindo o dia 5 de novembro como o Dia Nacional do Design.
Uma importante homenagem a este defensor do design no Brasil. 22 anos após o decreto desta data comemorativa, que possamos refletir e comemorar todas as conquistas desta profissão, o crescimento profissional de quem atua nos mais diversos segmentos, mesmo sabendo que temos muito chão pela frente.
Que possamos celebrar as pesquisas científicas na área e o quanto contribuem para nosso contexto social. Que possamos refletir do papel deste profissional conector, construtor de identidades e significados.
Que possamos cada vez mais fomentar uma cultura de design em nosso país, dando suporte econômico e de identidade a essa nação que precisa tanto. Faculdades, empresas e associações, vêm fortalecendo esse cenário a cada dia. Tenho certeza de que Aloísio está orgulhoso.
Parabéns para nós designers!