Por que o Big Brother Brasil se tornou a sensação da internet e como as marcas estão o utilizando para fazer marketing

Todo começo de ano, desde 2002, acompanhamos a transmissão diária do Big Brother Brasil, reality show produzido pela Globo. No entanto, nos últimos dois anos, vimos o programa evoluir de um conteúdo televisivo para um dos assuntos mais comentados na internet. Não passa um dia sequer sem que alguma fala/ação de um ou mais participantes […]

Todo começo de ano, desde 2002, acompanhamos a transmissão diária do Big Brother Brasil, reality show produzido pela Globo. No entanto, nos últimos dois anos, vimos o programa evoluir de um conteúdo televisivo para um dos assuntos mais comentados na internet.

Não passa um dia sequer sem que alguma fala/ação de um ou mais participantes vire uma das threads mais comentadas no Twitter, que o favorito da semana ganhe milhares de seguidores no Instagram em poucas horas e o maior desafeto seja cancelado em questão de minutos.

O engajamento gerado é tamanho que antes mesmo do primeiro episódio ter ido ao ar cada participante já tinha definido um emoji que seria utilizado por sua base de fãs para puxarem votos nas eliminações e tinham deixado uma pessoa/equipe responsável por administrar suas redes sociais pelo período em que estivesse participando do reality.

Mas como e porque agora o Big Brother Brasil  se tornou essa sensação que não deixa de ser comentada pelos internautas e como as marcas patrocinadoras estão aproveitando toda a visibilidade em suas estratégias de marketing? Vamos entender agora.

O grande Sucesso do Big Brother Brasil na internet

Estando no ar há 2 décadas, ao mesmo tempo em que a internet foi se tornando popular nas casas dos brasileiros, o programa por muito tempo esteve limitado a um assunto dos canais televisivos, sendo poucas vezes comentado ou procurado nas redes sociais – geralmente em forma de meme.

Porém, isso não impediu o reality de ser um sucesso de audiência. O público fiel acompanhou todas as edições transmitidas na TV e alguns até mesmo assinaram um pacote exclusivo para poderem ver os participantes 24 em qualquer câmera.

O estalo que fez o Big Brother Brasil ganhar a atenção dos internautas foi o anúncio de que a vigésima edição do reality show contaria com a participação não só de pessoas anônimas que se inscreveram, mas também com famosos e artistas escolhidos pela produção para estarem dentro da casa.

Isso foi o suficiente para atrair olhares curiosos – principalmente de quem já acompanhava o trabalho desse grupo famoso – e botar as pessoas para discutirem a respeito do perfil desses participantes e exporem as coisas que eles já haviam feito, além de criarem teorias se as votações seriam justas, pois os integrantes do grupo camarote já possuíam uma base de fãs maior que estaria a favor deles.

Então, mesmo sem perceber, por citarem o nome Big Brother Brasil – ou a sigla BBB – tantas vezes e criarem hashtags relacionadas que eram massivamente compartilhadas, as próprias pessoas acabaram aumentando a relevância do programa no meio online de forma orgânica, permitindo assim que ele se tornasse um case de sucesso de marketing digital.

Como as marcas embarcaram nesse sucesso

Não é de hoje que o Big Brother Brasil conta com o patrocínio de várias marcas de diferentes produtos – muitas dinâmicas das provas são inspiradas nos produtos desses patrocinadores – então é claro que, se o programa está passando por uma ascensão no meio digital, essas marcas irão vincular sua imagem a ele ainda mais.

Entrar na onda do que está fazendo sucesso com o seu público-alvo é uma maneira simples de tornar o seu nome relevante, ademais, as pessoas não vão apenas interagir com a sua marca, mas também consumir as suas soluções, pois eles querem fazer parte da tendência do momento.

E é isso que elas estão fazendo. A C&A,  por exemplo, manda roupas pré selecionadas para que cada participante as utilize nas festas, e estas mesmas roupas estão disponíveis tanto no site da marca quanto nas lojas físicas espalhadas pelo país.

Para você ter uma ideia, na edição do ano passado, as roupas utilizadas por uma das integrantes do grupo dos famosos esgotou no site em questão de horas! Sem falar da réplica que fizeram da sandália utilizada pela mesma que se tornou um sucesso de vendas.

Outra marca que aproveita toda a exposição é a Avon, que disponibiliza sua linha de maquiagens recém lançadas no mercado para as utilizarem lá dentro – o que já gerou polêmicas no início, mas atualmente serve como uma fonte de inspiração para seus consumidores copiarem os looks de seus participantes favoritos.

Ou seja, por seus produtos estarem aparecendo em tela, mesmo que por um curto período de tempo, sua marca acaba agregando consideravelmente seu valor e se tornando objeto de desejo de milhões de espectadores.

Você imaginava que o Big Brother Brasil poderia ter tanto a nos ensinar sobre Marketing?

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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