Nós já falamos diversas vezes aqui no blog sobre o que é a ferramenta de CRM e quais vantagens ela traz para a gestão dos leads do seu negócio. Agora, chegou a hora de demonstrar como funciona na prática.
É como o test-drive de um carro zero na concessionária. Estaremos demonstrando a eficiência do produto para que você, depois de chegar ao último estágio do nosso funil, possa decidir se o CRM se encaixa na realidade do seu negócio.
Enfim, vamos ao que realmente interessa:
Obs: Os nomes e informações de contato foram borrados nas imagens para preservar a imagem de clientes e colaboradores.
Oportunidades
Na prática, quando você ou outro vendedor acessa o CRM, a primeira página que irá se abrir é a de Oportunidades. Aqui estarão visíveis os leads que já passaram da fase de qualificação com os quais agora os responsáveis pelas vendas estão negociando, separados de acordo com o tipo de contato feito com eles.
Por exemplo, o lead X está na coluna denominada “3 Tentativas de ligação” porque o vendedor ligou para o número de telefone registrado no sistema 3 vezes – independente de ter sido atendido ou não.
Além de visualizar a identificação dos leads, outra prática dentro da ferramenta é classificar por meio de estrelas, a oportunidade de venda – quanto mais estrelas azuis marcadas, maiores são as chances do lead fechar negócio com a sua empresa.
Bem ao lado, aparece um ícone referente a qual a próxima tarefa que o vendedor deve cumprir, seja enviar um e-mail, fazer uma ligação ou até uma reunião online.
Leads
Se você clicar no nome de algum dos leads que aparecem em “Oportunidades”, uma nova aba será acessada, mostrando todos os registros anteriores feitos pelo vendedor responsável, bem como anotações e arquivos que foram enviados.
Essas opções tornam a atuação dos seus colaboradores mais prática, pois todos saberão como se deu a interação com o lead e qual abordagem deve ser utilizada a partir deste momento.
Como criar tarefas
Precisando adicionar um lembrete para lembrar de ligar para o lead no futuro? Então, no canto inferior direito da página do lead existe um botão azul no qual, se você clicar, criará uma janela para “criar tarefa”.
Nela, você preencherá os campos de “Assunto da Tarefa”, “Data e Horário” e “Responsável”, além de selecionar o ícone correspondente ao tipo de tarefa. Por exemplo, se for uma ligação, escolha o ícone do telefone.
Marcar Venda
O objetivo da prática de utilização de um CRM é automatizar as tarefas para facilitar o processo de venda. E uma das funcionalidades disponibilizadas pela ferramenta é a marcação das vendas que foram feitas.
Fazer isso é simples. Quando você clica no nome de algum dos leads dentro da sua base – como explicamos nos tópicos anteriores – abre-se uma nova aba , focada neste único lead. Dentro deste painel, no canto superior direito, existem dois botões.
O primeiro, em verde, para “Marcar Venda” e o segundo que diz “Marcar Perda” em vermelho. Caso você clique no botão de venda, o processo é registrado no sistema e o cliente sai da sua página de oportunidades.
O mesmo vale caso você escolha marcar a perda.
Enfim, este é apenas o básico sobre como funciona um CRM na prática para fazer a gestão dos leads do seu negócio.
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