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4 dicas para qualificar seus leads e atender quem está “PRONTO” para comprar!

Fazer a qualificação dos leads que estão na sua base é de extrema importância para que você tenha mais chances de fechar negócio com está realmente pronto para comprar. Então, se você trabalha com uma base de leads que precisam ser qualificados, continue lendo este texto e veja quais são as nossas dicas: Defina as […]

Fazer a qualificação dos leads que estão na sua base é de extrema importância para que você tenha mais chances de fechar negócio com está realmente pronto para comprar.

Então, se você trabalha com uma base de leads que precisam ser qualificados, continue lendo este texto e veja quais são as nossas dicas:

Defina as etapas do Funil de Vendas

Quando os leads se convertem em uma página de captura e caem na sua base, eles precisam passar pelas etapas do funil de vendas para serem qualificados e, posteriormente, serem contatados pelos vendedores para fechar a compra.

funil - lead pronto para comprar

As etapas são divididas em: topo (tofu), meio (mofu) e fundo (fufu). Em cada uma delas, devem ser trabalhados conteúdos ricos e mensagens personalizadas para que a qualificação aconteça.

Caso o lead passe por todo o processo e chegue ao final, ele estará pronto para conversar com o vendedor e, muito provavelmente, fechar a compra.

Conteúdos ricos

Como mencionamos anteriormente, para que ocorra a qualificação dos leads, é necessário criar conteúdos ricos, em formatos de posts para as redes sociais, textos para blog, vídeos, e-books, infográficos, webinars, etc.

A medida que o lead tem contato com estes materiais, ele vai ficando cada vez mais ciente dos benefícios agregados à sua solução, até o momento que seja considerado “pronto” para a fase da venda.

Automatizando o processo

Se a sua base de leads tiver uma quantidade considerável de contatos, fica praticamente inviável enviar todos os conteúdos e fazer a qualificação manualmente. Por isso que existe um sistema já pronto dentro da sua ferramenta de marketing – no nosso caso, o RD STATION – cuja função é automatizar o envio de e-mails, atualização de oportunidades, segmentação de leads e outras tarefas mais técnicas.

automação

Assim, você e seus colaboradores podem respirar e analisar o processo como um todo. E não se preocupe, essas ferramentas são de fácil aprendizado e contam com vídeos tutoriais que você pode conferir a hora que quiser.

Lead Score

Um indicativo de que o lead da sua base, ao contrário dos outros, pode já estar pronto para a abordagem de vendas é o Lead Score. Esse sistema de pontuação serve para identificar quais os leads estão mais próximos do seu perfil de cliente ideal.

Resumidamente, pode-se dizer que o lead que possui a maior pontuação já está pronto para compra, ou pelo menos são mais qualificados.

Ofereça um brinde

Quem não gosta de receber um produto, cupom ou serviço gratuito, não é mesmo? Se o seu lead está qualificado mas ainda não dá sinal de estar pronto para fechar negócio, você pode utilizar a tática do brinde como uma maneira de convencê-lo a adquirir a solução completa.

Já atendeu algum cliente “pronto” para a venda hoje?

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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